Na limpeza de ontem, achei algumas coisas interessantes, que fiz durante o curso de jornalismo.
No longínqüo 2005, primeiro semestre, fiz um texto sobre egoísmo. Acho que o tema era livre e era para o professor dar uma olhada na escrita de cada aluno. É um daqueles textos que a gente faz logo no início do curso e quando acaba pensa que arrebentou a boca do balão! :)
Reproduzo aqui, fielmente, sem as correções propostas pelo professor:
Tudo EU!
A palavra mais utilizada na língua portuguesa é, na verdade, uma expressão utilizada pela Inquisição. “Autodafé” era o nome dado ao processo inquisitório e era escrita em todos os documntos da igreja, em qualquer lugar do mundo.
A inquisição (teoricamente) já se foi, mudou até de nome. Atualmente, outra palavrinha, um pronome de duas letras, está querendo tomar o posto do famigerado “Autodafé” devido a sua intensa utilização. Em qualquer lugar, a qualquer hora… é sempre EU!
O EU aparece nos lugares mais inusitados e sempre nos pega de surpresa. Numa sala de aula, durante a apresentação de um trabalho m grupo, lá está o EU: “EU pesquisei, EU busquei…”! É um trabalho em grupo ou um grupo de Eus, onde cada um faz a sua parte e desconhece a do outro?
Saiba que até no metrô (sim, o nosso metropolitano), o EU se sobressai. O EU entra no vagão e sabe que vai descer lá pela 6ª ou 7ª estação, mas não quer saber. EU se posiciona bem em frente a porta, onde as pessoas que vão descer antes dele vão precisar passar. EU, que poderia estar em outro lugar, no corredor, por exemplo, se encontra bem no caminha de saída para a próxima estação.
E NÓS, onde ficamos? É tudo EU, sempre EU, e, para NÓS, pouca coisa sobra. Quase nada. O EU está tão forte nessa atual sociedade que o pobre NÓS não encontra o seu espaço. Está triste, calado, pelos cantos e praticamente invisível. O NÓS sobrevive com muita dificuldade e respira com ajuda de alguns aparelhos. Enquanto isso, o EU goza de uma saúde invejável e uma disposição inimaginável.
Embora muita gente não saiba, o EU, tão pop, não é um cara bom! O EU está cometendo um crime hediondo! O EU está tentando matar o NÓS e, o pior de tudo, é que está quse conseguindo, pois tem alguns aliados para tal missão (inveja, hipocrisia, alienação, ganância, entre outros).
Ainda não é hora de desistir, muito pelo contrário, chegou a hora de lutar e vencer, pois o EU nunca vencerá, se NÓS nos unirmos.