ATENÇÃO: Esta é uma resenha-de-sofá. Ou uma não-resenha. O autor do texto não esteve presente no local do acontecimento dos fatos, não testemunhou nem ouviu testemunhas, não sentiu a vibe, não pirou e nem pegou fila para ir ao banheiro. Portanto, se os sintomas persist… ops, troquei o aviso.
Acabei de ver o show do Foo Fighters no Lollapalooza do último sábado. Via YouTube.
Por 2h35 a banda do cara mais gente boa do rock, Dave Ghrol, mandou ver nos seus hits. Um show longo e cansativo, mas bom.
E fugindo de tudo o que já foi discutido, da muvuca que é um festival, do caos e de todas as coisas que fazem os velhos (como eu!) não saírem de suas casas, vamos direto à convidada especial do show: Joan Jett.
Figura fácil nas rádios classic rock, Joan Jett é umas das inúmeras heroínas das mulheres na cena. Ela, que também tocou com sua banda no festival, foi convidada para tocar a dobradinha “Bad Reputation” e “I Love Rock ‘n’ Roll”, dois hits de sua carreira.
E o interessante é perceber que grande parte da geração que é fã dos Foo Fighters mal viu Nirvana, quanto mais Joan Jett, que brilhou muito no começo da década de 1980. O maior hit, “I Love Rock ‘n’ Roll”, alcançou o topo da parada da Billboard e por lá ficou por quase dois meses em 1982.
A música foi incluída num dos trocentos Guitar Hero. Eu cheguei a jogar algumas vezes e achei bem fácil. Uma das mais fáceis, aliás.
Dave Ghrol, meio que sem querer, acabou promovendo um encontro no palco do Jóquei Clube. Uma estrela do classic rock e uma geração que a conheceu de um modo até então impensável: por meio de um jogo de videogame. Muitos dos que estavam ali jogaram “I Love Rock ‘n’ Roll” e também devem ter achado fácil. Provável até que tenham enjoado um pouco da música. E aí Ghrol coloca um pouco da história do rock ali, na frente de dezenas de milhares de pessoas.
Pela reação do público, a participação foi aprovada. O Guitar Hero e o David Ghrol cumpriram sua função e mais uma estrela importante do rock ‘n’ roll tem seu nome eternizado na mente de uma geração que não pode vê-la no auge.