Mister Niterói está na área! “Terra”, faixa de Babylon by Gus Vol. 2 – No Princípio era o Verbo, já está no YouTube:
Depois de 10 anos do seu disco de estréia, o novo disco promete. Fiz uma matéria para a revista Rolling Stone, que acabou caindo. Então, segue por aqui:
Babilônia, 10 anos depois
Black Alien grava o segundo volume do clássico álbum de 2004
Disco: Babylon by Gus Vol. 2 – No Princípio era o Verbo
Lançamento: dezembro
Em 2004, Black Alien lançava Babylon By Gus Vol. 1 – O Ano do Macaco, considerado um dos melhores discos de rap da década passada. Agora, 10 anos depois, o rapper se une ao produtor Alexandre Basa – o mesmo do trabalho anterior – para gravar a continuação da história. “É a mesma vibe e a mesma forma de trabalho do Vol. 1. O Black ouve praticamente as mesmas coisas que ouvia há 10 anos, tem as mesmas referências. A diferença é que hoje sou um produtor mais preciso e sei tirar o máximo do meu estúdio, sem ficar experimentando muito”, afirma Basa, que mostrou sete faixas do novo trabalho para a reportagem da Rolling Stone. “Terra” foi escrita e gravada em Itamambuca, litoral norte de São Paulo. Black havia acabado de sair da reabilitação (sua 8ª internação) e gerou uma mistura entre reggae e rap, bastante presente no disco. Já “Somos o Mundo” traz o conceito de bossa-rap. “O Black queria algo que fosse muito brasileiro, mas a ideia era fugir do samba-rap. Criei uma base totalmente inspirada em Tom Jobim”, disse o produtor. Nela, Black Alien rima sobre o amor acompanhado de um piano bem bossa nova. A faixa ainda vai receber a voz da cantora Céu.
As outras faixas, ainda sem nomes definidos, trazem misturas entre o rap e música eletrônica (numa delas, teclados de trance music são responsáveis por criar toda a ambientação, mas sem desvalorizar o rap e a base para Black Alien rimar), e até o tão atual trap. Além da Céu, outros nomes devem participar do disco: Luiz Melodia, Kamau, Parteum (estes dois numa música-celebração ao skate), Flora Matos (num ragga) e Seu Jorge.
Babylon by Gus Vol. 2 – No Princípio era o Verbo foi financiado por crowdfunding e o lançamento já foi adiado algumas vezes. “A ideia agora é dar esse disco de presente de Natal para os fãs do Black”, confirma Basa.