Uma boa notícia vinda dos arquivos. Ótima para os portadores de rinite que gostam de se atracar com jornais e revistas antigas.
O Arquivo Público do Estado de São Paulo digitalizou parte da sua hemeroteca. Isso significa que temos à disposição, na internet, um bom número de revistas da coleção pública.
As opções são boas, mesmo o trabalho não tendo sido finalizado ainda. Além de publicações de São Paulo, temos de Santo André, Petrópolis e Rio de Janeiro.
De Santo André, vem O Atalaia, com três edições disponíveis. Décadas de 1940 e 1980 presentes. Beija-Flor, das décadas de 1910 e 1920, é de Petrópolis e chama a atenção pela beleza da sua diagramação. Creio eu que era tida como moderna para a época.
De São Paulo, o arquivo tem 627 edições de diversas publicações. De agosto de 1899, está digitalizada a revista Capital Paulista, “Revista Mensal de Artes e Lettras”. Outras publicações clássicas que estão presentes são A Cigarra e A Garoa, revistas que nos remetem a uma São Paulo em que os homens só andavam com trajes de gala pelas ruas.
O destaque curioso fica para o “Lição de Inglez”, da revista O Pharol, de agosto de 1908. Escrita por Veridiana Carvalho, segue o abre, com grafia original: “O inglez, pratico como é em tudo, foi pratico na formação da lingua. Para poupar tempo, tinta e papel que gastaria em escrever e em falar fez com que o artigo – The – fosse masculino, femenino, singular e plural e que os adjectivos fossem invariáveis para o masculino e femenino”.
O site promete mais digitalizações para breve. Enquanto isso, vamos aprendendo “inglez”.
Oi Marcos, legal você ter divulgado, passado para a frente, escrevendo um textinho tão simpático! Beijo.
Dá pra deixar passar batido não… muito bacana! :)