Má fé faz mal à saúde

Posted by

Desde que a suspeita do botulismo foi levantada, as Vigilâncias Sanitárias municipal e estadual estão acompanhando e investigando que tipo de alimento pode ter causado o problema na Anny e na mãe do meu amigo (que também está internada, ainda).

Hoje estive na COVISA, a Coordenação de Vigilância Sanitária da Prefeitura de São Paulo e falei com a técnica Eliana, uma das primeiras pessoas que entrou em contato conosco para obter informações. Ela me confirmou que na padaria onde foram compradas algumas coisas que estavam na festa não foi achada nenhuma irregularidade que pudesse contaminar as duas. Mas por meio da investigação, acharam uma grande irregularidade na empresa que fornecia palmito para a padaria.

A embalagem do palmito estava ok, inclusive o rótulo (com os selos do IBAMA, número do Ministério da Saúde… tudo). Mas ao levar o produto para a sede da Vigilância a fim de confirmar os números de registro… tudo ILEGAL, os números não batiam. O palmito que era vendido na padaria e utilizado nos alimentos era CLANDESTINO. E como a empresa está em Itanhaém, aqui no litoral paulista, suspeitam de extrativismo ilegal em mata atlântica.

Como as vigilâncias sanitárias são divididas por município, temos de esperar um retorno de Itanhaém. E também dependemos do depoimento da mãe do meu amigo. Assim que ela voltar a falar, a vigilância vai precisar ouvir dela o que exatamente ela comprou na padaria, o que ela preparou, de que forma, etc. De qualquer maneira, o inquérito já está aberto.

Também vamos esperar a Anny se recuperar para tomarmos qualquer ação legal. Estamos concentrados na sua melhora agora e desviar a atenção seria estressante para todos. Mas eu estou acompanhando isso de perto e não vamos deixar o assunto morrer. Se for necessário, eu tento mobilizar uns colegas jornalistas para colocar essa história em evidência.

Na festa havia dois pratos que continham palmito. A probabilidade de ter sido ele é muito grande. A técnica da vigilância também deixou bem claro que a embalagem era perfeita. Tanto o dono da padaria como a d. Sueli (mãe do meu amigo) não tinham como saber que o palmito era clandestino. Má fé é pouco para definir a ação dessa empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *