Arquivo Público do Estado tem curso de inglês escrito em 1908

Posted by

Uma boa notícia vinda dos arquivos. Ótima para os portadores de rinite que gostam de se atracar com jornais e revistas antigas.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo digitalizou parte da sua hemeroteca. Isso significa que temos à disposição, na internet, um bom número de revistas da coleção pública.

As opções são boas, mesmo o trabalho não tendo sido finalizado ainda. Além de publicações de São Paulo, temos de Santo André, Petrópolis e Rio de Janeiro.

De Santo André, vem O Atalaia, com três edições disponíveis. Décadas de 1940 e 1980 presentes. Beija-Flor, das décadas de 1910 e 1920, é de Petrópolis e chama a atenção pela beleza da sua diagramação. Creio eu que era tida como moderna para a época.

De São Paulo, o arquivo tem 627 edições de diversas publicações. De agosto de 1899, está digitalizada a revista Capital Paulista, “Revista Mensal de Artes e Lettras”. Outras publicações clássicas que estão presentes são A Cigarra e A Garoa, revistas que nos remetem a uma São Paulo em que os homens só andavam com trajes de gala pelas ruas.

O destaque curioso fica para o “Lição de Inglez”, da revista O Pharol, de agosto de 1908. Escrita por Veridiana Carvalho, segue o abre, com grafia original: “O inglez, pratico como é em tudo, foi pratico na formação da lingua. Para poupar tempo, tinta e papel que gastaria em escrever e em falar fez com que o artigo – The – fosse masculino, femenino, singular e plural e que os adjectivos fossem invariáveis para o masculino e femenino”.

O site promete mais digitalizações para breve. Enquanto isso, vamos aprendendo “inglez”.

2 comments

  1. Oi Marcos, legal você ter divulgado, passado para a frente, escrevendo um textinho tão simpático! Beijo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *