No túnel do tempo

Posted by

Esses dias estava tentando descobrir qual era minha lembrança telejornalística mais antiga. Cheguei em 1985, na cobertura da morte de Trancredo Neves.

Até me lembro de coisas mais antigas, mas com conteúdo jornalístico, informativo, foi isso. É lógico que eu ainda não entendia, tinha 4 anos. Não sabia do contexto histórico e político, não sabia o que significava Tancredo e muito menos a sua morte. Me lembro das imagens do cortejo e da Fafá de Belém cantando o hino nacional (até hoje, é só tocar o hino que já vem a voz dela na minha cabeça… marcou mesmo!).

Agora há pouco, estava dando uma olhada na edição da Veja da época, que está disponível no projeto Acervo Digital Veja (lá tem todas, desde a número um). Nessa época, a Veja ainda parecia ser uma leitura indispensável de verdade, não só um slogan.

Mande aí nos comentários: Qual a sua lembrança telejornalística mais antiga?

3 comments

  1. e ae Marcão!!
    Então, minha primeira memória jornalística é o impeachmant (sei lá se escreve assim) do Collor. Lembro da minha mãe sentada na cama dela assistindo a votação e eu, na época com 5 ou 6 anos, pentelhando. “Mãe pq esses tiozinhos tão gritando ‘sim’, ‘sim’…?”
    Aí ela me falou q queriam tirar o presidente. Lembro q na mesma época estava passando akela série Anos Rebeldes… muito boa!

  2. Marcos, eu lembro dessa época, a morte dele foi algo marcante mesmo. Minha tia trabalhava no Hospital das Clínicas, imagina. Mas acho que lembro das diretas, não sei, a praça da Sé cheia. Nessa época também teve eleição pra prefeito e aqui em São Paulo o FHC era candidato. Antonio Ermírio também. Meu pai fazendo campanha pro FHC e o AE me pegou no colo ou algo parecido,… haha. Essa coisa de memória dos acontecimentos pessoais e históricos é sempre algo difícil de precisar. Um abraço, bom natal. Espero que sua namorada melhore logo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *