Tenho muitas falhas culturais. Entre elas, ter visto poucos filmes do Almodóvar, o que me deixa boiando em rodas de bate-papo cult. Mas hoje dei uma consertada de leve nisso.
Já havia visto Volver nas aulas de espanhol e passou há pouco Fale com Ela, no Telecine Cult. Quando li a sinopse, fiquei com pé atrás de assistir. Afinal, trata-se exatamente do que estou passando no momento. São dois homens que têm suas respectivas namoradas internadas, em coma. Um deles é jornalista, chamado Marco…
Tirando as viagens e as cenas non sense, próprias do Almodóvar, o filme faz muito sentido. Um deles, Benigno, conversa com Alicia como se ela estivesse acordada e pudesse responder a qualquer momento. Já Marco se prende ao lado científico do problema e não consegue se comunicar com Lydia, pois ela está inconsciente e, aparentemente, não sabe de nada que acontece ao seu redor. É lógico que esse resumo é bem simplório… o filme tem detalhes e reviravoltas bastante interessantes e merece ser assistido.
O fato é que, sim, pacientes em coma podem ouvir. Não é uma regra, é uma possibilidade. Consultei pessoas que já ficaram em coma, por diversos motivos, e há casos em que o paciente ouve em determinados momentos tudo o que se passa ao seu redor. Além disso, tentam se comunicar, dizer que “estão ali”, mas não conseguem no momento. Já outros, se lembram apenas de dormir e acordar já conseguindo se comunicar com os familiares.
Nesses 98 dias de internação de mamô, já fizemos de tudo. Agora, no carnaval, rolou até marchinha na UTI. Eu, como sempre, sou mais contido. É o meu jeito. Mas, mesmo assim, converso com ela, beijo, faço carinho e fico lá do seu lado durante todos os minutos possíveis, fazendo valer ao máximo o tempo da visita. Como ela já tem diversos reflexos e movimentos, às vezes temos a impressão de que ela responde ao que falamos. De uma forma bem sutil, com um olhar, um movimento a mais… mas responde. Meio que para mostrar que ela está ali conosco.
Nesses momentos é possível juntar a torcida e a fé com a realidade. Sem tirar os pés do chão e cientes das dificuldades, estamos todos muito confiantes na sua recuperação. Afinal, ela mesma vem nos mostrando sua força dia após dia. Sempre tem uma novidade. Eu é que não vou duvidar da força de mamô e do que ela é capaz.
Enfim, tudo isso para falar que o Benigno está certo. Falar com ela é o que tem feito bem para todos. Para ela e para nós.